O que é projeto integrador?


O projeto integrador é uma atividade desenvolvida para alunos do 1º semestre da Universidade Nove de Julho, buscando a integração de todas as disciplinas, consistem na pesquisa sobre um bairro da cidade de São Paulo o qual se deve abordar vários aspectos.
Filosofia: A cultura na sociedade contemporânea, percepção e reflexão, mitos sobre o bairro, professor: Odair Soares.
Comunicação e Linguagens-disciplina que coordena o projeto, responsável por orientar a percepção das fotos, criação do Blog do bairro escolhido, professora: Larissa Perfeito.
Teoria da Comunicação: visão midiática sobre o bairro, criação de peça publicitária, professora Adriana Alves.
Sociedade Comunicação e Cultura: representar as diferentes formas de cultura, professor: José Farias.
Língua Portuguesa I: introdução, revisão e conclusão, professora Mayla Souza.
Após pesquisas realizadas sobre alguns bairros pré-selecionados optamos por São Miguel Paulista, devido a uma história marcada por contrastes sociais e culturais, permitindo um maior aproveitamento dos objetivos determinados pelo roteiro do projeto.
O projeto busca aproximar alunos da diversidade, permitindo uma análise reflexiva sobre vários temas, proporcionando o desenvolvimento e interação do profissional de publicidade.
Um dos maiores problemas do bairro é a falta de saneamento básico, há problemas com a coleta do lixo, esgoto a céu aberto entre outros. Segundo moradores, o bairro é esquecido pelo governo.
Governo este que deveria implantar projetos que sanassem estes problemas, afinal existe uma lei universal que prevê o direito a saúde, educação e moradia a todas as pessoas.
Estão sendo realizadas pesquisas na internet, campo e coleta de depoimentos de moradores, utilizando como base autores: Max Werber, Theodor Adorno, Augusto Conte entre outros. Este tipo de pesquisa promove a visão de vários pontos de vista, permitindo maior interação e desenvolve com mais coerência o senso crítico.
Além do conhecimento empírico e do aprendizado, esperamos viabilizar uma nova visão histórica de um bairro que teve sua verdadeira origem deturbada.